ALERTA GATILHO: ASSUNTOS MUITO SENSIVEIS!
THE EFFECT
1º Episódio: 11 de Outubro de 2019
Ultimo Episódio: 25 de Outubro de 2019
Contém 3 episódios
Baseado no trabalho de Sweetsky
Roteiro de Monthanee Wattanaintaroj
Sinopse
Shin é um estudante universitário do primeiro ano que é considerado um estranho. Devido à sua falta de jeito, ele conhece Keng, um estudante do quarto ano. Os dois se aproximam, mas quando rumores desagradáveis sobre eles começam a se espalhar, as coisas mudam.
Shin, interpretado por James Prapatthorn, é o típico garoto passivo de Boys Love, pequeno, fisicamente frágil e com feições quase que femininas, e nisso você já tem uma noção de que ele seria visto como gay. Mas NINGUÉM menciona isso na série, em nenhum momento perguntam sobre sua sexualidade. Então logo sabemos que ele tem o aluno mais popular do campus como inspiração, Keng, interpretado por Oat Chakrit, extremamente inteligente e adorado por todos. Shin tem uma admiração tremenda pelo rapaz popular, o que faz seus amigos acharem que ele sente algum tipo de atração romântica, o que também não fica evidenciado na série, pois ele só fala que queria ser como o outro pelas suas qualidades, e apenas isso. Por um infortúnio do destino ambos se esbarram e Keng acaba salvando Shin de perder uma prova, e ai começa a história de amor... NA CABEÇA DE KENG! Os dois vão se aproximando com rapidez, ficando cada vez mais amigos e grudados, fazendo crescer os rumores em torno de Shin que só queria viver em paz. Keng cria algum tipo de amor que só existe em sua cabeça, se convencendo que o outro está apaixonado também, começa a investir no outro, que acha a proteção do outro muito exagerada e estranha, tentando evita-lo.
Então entra em cena Man, interpretado por Mike Weerapat, um dos amigos próximos de Keng e que tem uma atração romântica por ele (e que foi rejeitado), que tira uma foto de Keng e Shin e a espalha pela faculdade inteira, fazendo com que todos comecem a julgar Shin pela cena da foto (que aparenta uma coisa que não é), e assim começando o inferno na vida do outro.
Shin odeia ter chamado tanta atenção para si e resolve se afastar de Keng para não causar problemas para si. Keng completamente obsecado pelo outro resolve insistir em tudo, convencido de que o outro também sente o mesmo, insiste tanto que Shin tenta dar um basta em tudo, dizendo que não quer se relacionar com ele, e que ele não o vê desse jeito. Num ataque de insanidade por ser rejeitado, Keng bate em Shin e o estupra (Tailândia gosta de falar sobre essas coisas né?), Além de gravar todo o ato. Depois do acontecido ele continua agindo como se Shin fosse dele, e eles estivessem numa relação linda. Shin mesmo ferido consegue fugir num momento de distração do outro e seus amigos o encontram desmaiado na calçada, o salvando.
Depois do longo processo de recuperação, Shin fica completamente traumatizado, tem medo de tudo e de todos, principalmente dos boatos em cima de si e em como as pessoas o vem, criando paranóias em sua cabeça. Seus pais e seus dois únicos amigos, Bright (Yacht Surat) e Ter (Tie Sukij) são os que lhe dão suporte e o fazem se sentir acolhido, o fazendo ter forças para continuar. E assim ele vai tentando levar os dias, até que ele encontra Keng saindo do campus, chorando muito e pedindo para que eles pudessem ficar juntos, DA PRA ACREDITAR?! Ele continua com a ideia de que eles são apaixonados, ele pega o vídeo que gravou do dia e mostra pra Shin, o ameaçando se eles não ficarem juntos, Shin tem um colapso alí mesmo e cai no chão se mijando todo (essas cenas são muito fortes, muito mesmo), até que seus amigos chegam pra socorrer ele novamente. Não bastasse tudo o que Shin está passando, os pais de Keng se encontram com a família de Shin, E TENTAM OS SUBORNAR para que não entregassem o outro pra polícia. Shin cansado de tudo aquilo resolve aceitar o dinheiro esperando que tudo acabasse, mas não acaba. Ele tenta suicídio e mesmo depois de tudo isso Keng continua doente, culpando tudo e todos por Shin estar assim, dizendo que eles ainda vão ficar juntos e que Shin irá perdoar ele. Shin se recupera, e cria forçar para enfrentar Keng, dando um basta naquela perseguição. Se passam 5 anos desde o ocorrido, Shin mesmo atrasado se forma, e está com a sua vida normal novamente, tentando seguir em frente, sua relação com seus amigos continua, e tudo segue seu caminho. Até que voltando da formatura ele encontra Keng, que não via desde aquela época, os dois de lados opostos da rua, em caminhos diferentes. Quando vão atravessar a rua se escuta uma freiada brusca de um carro, e a cena termina.
Por algum motivo (que até podemos adivinhar qual é) a série foi cancelada nesses 3° episódios, então não vamos saber o que aconteceu com os dois. Sei que existe a novel onde explica o final (quem leu, por favor deixe nos comentários o desfecho desse drama).
Mas por que assistir The Effect Sol???
A amizade de Shin, Bright e Ter é muito linda, sendo o ponto seguro de Shin, pra enfrentar tudo, sabendo que não está sozinho.
A série traz a questão de uma forma não romantizada, sendo uma grande crítica social a todo conteúdo Boys Love que romantiza estupro e afins.
A construção dos personagens é muito boa, tendo ótimos atores, que passam todos os sentimentos com clareza.
The Effect NÃO É Boys Love, ela não se enquadra na categoria, pois não existe amor ali. Existe uma obsessão do outro, que criou em sua cabeça uma relação que não existe.
Qual resenha você quer ver aqui? Deixa nos comentários que com certeza irei ler, até a próxima! 🖤

0 comentários:
Postar um comentário